2006/06/30

Resumé

(tinha preparado uns textos para a versão podcast do Apito na Folha do Tejo... fica aqui uma selecção deles)

Estamos ao rubro, tal como estivemos em 2004. Estamos nos quartos de final, novamente para ultrapassar o obstáculo Inglaterra. Uma das duas teorias irá vencer: ou eles se vingam do Adamastor Ricardo e seus comparsas, ou fazemos nós a vingança da nossa mascote de eleição, o Pantera Negra (com o devido respeito!). Prefiro acreditar que é a segunda que vai vingar!
____

Muito já se falou do jogo contra a Holanda e do árbitro que parecia andar a promover a bebida mais conhecida do seu país: Absolut Amarelo! Que bela forma de esse S. Valentin Ivávelho terminar a carreira!
Mas há um assunto que me chateia a sério. Na minha adolescência vibrei com ídolos como Gary Lineker (e esse ainda se mantém como exemplo máximo de cavalheirismo no futebol… sim, porque não é necessário existir uma senhora para que um homem possa ser senhor/cavalheiro), Lothar Mathaus e Marco van Basten que, para além da firmeza, da delicadeza, da postura em jogo, aliavam ainda uma carinha laroca. No domingo passado, depois do jogo Portugal-Holanda, um dos meus ídolos da adolescência caiu do pedestal: não soube ser senhor, não soube ser cavalheiro. Admito que custe ser perdedor. Mas não saber perder é pior que não conseguir ganhar. A bandeira da FIFA não foi levantada, e uma laranja ácida, amarga, provocou uma indigestão a si própria.
____

Muito se falou sobre a meninice (prefiro chamar-lhe assim) de Cristiano Ronaldo. Enfant terrible, ele! Mas esse enfant terrible queria acima de tudo, nos jogos de preparação, preservar a sua máquina, para conseguir estar na primeira linha de combate em todos os jogos. (também me surgiu a ideia de ser golpe de cintura, para canalizar as atenções dos adversários nele, levando a que mais rapidamente os defesas contrários pudessem ficar amarelados, ou que outros elementos nacionais pudessem ficar esquecidos, mas depois pareceu-me uma «teoria da transpiração» elaborada demais)
O que é certo é que, não esquecendo cenas menos conseguidas que levaram a cartões amarelos desnecessários e mesmo a, mais tarde, expulsões, Cristiano Ronaldo foi o único, literalmente, que deu sangue, suor e lágrimas no jogo contra a Holanda (Leone, obrigada por esta deixa!).
____

Penso que, a partir de agora, qualquer que seja o resultado ou em que etapa fiquemos (ou continuemos), já há direito a feriado nacional e a euforia no aeroporto na hora de receber os nossos heróis. E porque sou muito supersticiosa pedia-lhe, encarecidamente sr. Primeiro Ministro, não vá no sábado à Alemanha. Até agora não foi e temos estado sempre a ganhar! Reconsidere! A selecção e o país precisam de si onde sempre tem estado até agora (onde quer que isso seja).
____

Até há pouco desconhecia que este ano, de forma exemplar, bonita e harmoniosa, havia um 13º jogador. Fala-se sempre no 12º jogador que somos todos nós. Mas desta vez o 13º está connosco e somos nós próprios, porque o 12º é, sem dúvida, Jorge Andrade. Eles serão, no próximo sábado, e nos outros dois jogos que se seguem, os nossos 12 apóstolos, e nós apostamos neles. Como uma força só!

7 protestos:

Em 30 junho, 2006 18:31, Blogger Maria Azul protestou:

:) Adorei o pedido ao PM

 
Em 02 julho, 2006 22:33, Blogger Miss Dragão protestou:

Belos textos verdocas :o)! Só agora é que vi que a folha do tejo fechou... Tenho pena!!!

Quarta aqui nos encontramos, espero que para boas notícias!

 
Em 04 julho, 2006 10:09, Anonymous Leone protestou:

Ora essa, não tem de quê!
E parece que só tem dado Cristiano Ronaldo...
Este Mundial...
Primeiro a Holanda a não saber perder dentro de campo, depois a Inglaterra a não o saber fazer fora dele...
Não interessa...
Parabéns a nós, à nossa Selecção e não posso deixar de referir, especialmente, os dois Ricardos - foram gigantes!!
Obrigada!

 
Em 06 julho, 2006 03:53, Anonymous Anónimo protestou:

Torci até onde pude pela seleção Portuguesa, uma vez que as senhoras Nike e FIFA compraram meus queridos compatriotas brasileiros, na verdade eles jogaram muitíssimamente mal!). Pois é, Felipão até tentou, mas infelizmente não foi desta vez! Espero que Portugal possa sagrarsse na próxima.

 
Em 06 julho, 2006 11:25, Blogger Verdocas protestou:

Alguém me pode explicar porque é que o excelentíssimo Sr. Primeiro-Ministro NÃO ATENDEU AO MEU PEDIDO?
Eu temia que fosse dar nisto! Ó Sócrates, convenhamos!

 
Em 22 fevereiro, 2007 05:24, Anonymous Anónimo protestou:

Cool blog, interesting information... Keep it UP interracial sex 2b dogfart kia big tits lawyers Cheap antispam blocker review windows xp

 
Em 16 março, 2007 07:06, Anonymous Anónimo protestou:

Enjoyed a lot! film editing schools

 

Enviar um comentário

<< Home